22 de junho de 2010

Estudantes têm cada vez mais dificuldades de base a Matemática (Falhas na preparação dos alunos estão a afectar cursos)

Nos últimos dias tenho trocado comentários com um leitor do Átomo e meio, no post Algumas considerações sobre o facilitismo dos exames nacionais – parte 2 (as calculadoras gráficas) (na realidade, não é só nos exames nacionais, mas em todo o percurso escolar).

Num dos meus comentários afirmei que já por várias vezes foi tornada pública a opinião de professores do ensino superior, sobre a falta de capacidade com que os alunos estão a chegar às universidades, principalmente na área de ciências. Estes professores estão de acordo que os estudantes não estão menos inteligentes, apenas infantilizados e subaproveitados.

Ora, nem de propósito. Hoje vem publicado no Público um interessante artigo sobre este mesmo tema: Estudantes têm cada vez mais dificuldades de base a Matemática (Falhas na preparação dos alunos estão a afectar cursos)

Este é um tema que sobe de importância se atendermos ao facto de muitos estudantes estarem, muito em breve, a realizar as suas candidaturas ao ensino superior, enquanto que outros estarão a decidir a área em que irão prosseguir estudos no secundário e outros ainda estão a pensar quais as disciplinas opcionais que irão seleccionar no 12º ano.

Segue parte do artigo que, apesar de focar a Matemática, encontra grande paralelismo com a situação da Física e da Química.

(…) Estamos a falar de um problema que afecta cada vez mais os “caloiros” nas universidades. O PÚBLICO ouviu vários professores universitários portugueses que leccionam cadeiras onde “o bicho-de-sete-cabeças” é central. Confrontam-se, diariamente, com alunos “sem hábitos de trabalho e sem espírito de sacrifício”. E temem os efeitos desta “cultura de facilitismo”. (…)

Uma opinião corroborada por Paulo de Carvalho, que lecciona Teoria da Informação e Computação Gráfica na licenciatura em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. “Classifico-os como uma geração wikipedia: satisfazem-se muito facilmente com conhecimentos superficiais”, explica o docente de 42 anos, a dar aulas há 19 anos. “Há ausência de consolidação de conceitos e os alunos estão viciados no uso da calculadora.”

Ana Isabel Filipe, do departamento de Matemática e Aplicações da Escola de Ciências Universidade do Minho, que tem dado cadeiras de Álgebra Linear, Análise Matemática e Cálculo em cursos na área das engenharias, faz uma radiografia: “Os alunos estão dentro de cursos que não gostam. Procuram um curso com empregabilidade e ocupam a vaga de quem até tinha uma nota menor mas tinha gosto. Estão todos fora do sítio”, explica a professora de 55 anos que dá aulas desde 1978.

O Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, não é excepção. Luísa Ribeiro, docente do departamento de Matemática que tem leccionado cadeiras como Cálculo Diferencial e Integral em várias engenharias, admite que os alunos mudaram. Fizeram há dois anos uma prova de aferição para perceberem as suas dificuldades. Uma das perguntas – que servia para “aquecer” – era quanto é um meio mais um meio e a resposta era de escolha múltipla. Cerca de 27 por cento falhou. Em jeito de ironia Luísa Ribeiro, de 53 anos, assume que chegam “infantilizados”, o que não estranha tendo em conta que “até a idade pediátrica foi alargada até aos 18 anos”. “Em algum lado têm de começar a ser responsáveis. Têm uma preparação de uma pessoa de início de secundário ou pior. São ensinados a não pensar e isso em Matemática é desastroso. Foram treinados como um cãozinho para um exame”, diz Luísa Ribeiro. (…)

Para estes docentes um dos “culpados” é o (ab) uso da calculadora. “Explico- lhes que não é nenhum oráculo e que a Matemática é simples mas exige trabalho. É preciso treinar o raciocínio abstracto e a verdade é que já nem sabem somar fracções, multiplicar potências...”, prossegue Luísa Ribeiro, que critica o facto de “tudo se fazer para ter estatísticas de sucesso sem nunca defi nir o que é sucesso”.

(…) Ana Rute Domingos também sublinha que ao disseminar-se a ideia de que o ensino tem de ser muito divertido esqueceu-se a importância, por exemplo, da memorização. (…) Ressalva, no entanto, que os alunos de hoje não são menos inteligentes, “não se trabalha é o que têm”. Um factor que Paulo de Carvalho também não coloca em causa. “Os alunos são igualmente inteligentes. A formação é que é o problema. Na década de 1990 instalou-se a ideia romântica de que a aprendizagem tem de dar prazer e isso não é uma verdade absoluta. Vivemos um problema de inteligência pública”, defende. (…) “Criou-se a ideia de que a aprendizagem não é dolorosa. Há um culto do facilitismo e de desvalorizar o conhecimento que se acentuou com os cursos de três anos”, conclui Oliveira Martins. Fonte

Para reflectir.

Study Habits (Hábitos de estudo)

Fonte (Cartoon de Dave Granlund, inspirado pela diminuição da preparação base dos alunos dos Estados Unidos)

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1 comentários:

André Estêvão disse...

Está bom o artigo, gostei.
Reflecte o pensamento de muitos professores universitários acerca de uma realidade que tentam esconder através de estatística, infelizmente.
Já houve a ideia de que os exames deveriam ser feitos por professores universitários e até que nem é má ideia na minha opinião. São eles que sabem o que vão querer, o que vão exigir dos alunos.
O melhor aproveitamento dos alunos depende tanto dos alunos como professores.
Na semana passada ouvi na rádio, uma professora de Matemática dizer que muito do insucesso escolar a matemática é dos professores.
Concordo em parte que uns professores sabem e outros não tão bem motivar os alunos (PS: Falo por experiência própria), mas a verdade é que os alunos são claramente os mais culpados. As notas são para eles, têm que se esforçar por compreender melhor a matéria... Isto para comentar também um pouco "Na década de 1990 instalou-se a ideia romântica de que a aprendizagem tem de dar prazer e isso não é uma verdade absoluta."

Perdi um pouco o rumo da conversa, começando por dizer o que os professores universitários achavam e o rendimento dos alunos.

Conclusão: A escola têm que ser levada mais a sério e não como uma brincadeira como acontece com muitos.
E já agora o governo que deixe de se regular por estatísticas que isso não leva a lado nenhum, pois se antes poderíamos dizer que os pequenos são o futuro de amanhã, hoje não é bem assim. É preciso que volte a ser, havendo mais rigor e já agora que parem as queixas dos professores universitários porque eles querem receber alunos com motivação, que façam o que gostam de fazer, etc, etc.


Fora do contexto:
Uma coisa que me intriga bastante neste momento é poder passar do 8º para o 10º ano fazendo uns simples exames que vindo do Min.Edu, já se sabe a dificuldade daquilo...
Se os professores universitários se queixam de infantilidades, agora que se preparem (se bem que muitos não vão para a universidade).
Já vi comentários dizendo que o 9ºano não dava bases nenhumas e que não era por ai. Discordo totalmente. No meu 9º ano senti que cresci como pessoa, sentindo-me diferente do que o era no ano anterior. Todos os anos são importantes.
Eu ainda fui do tempo em que o 9º era preciso.lol

Desculpe ter-me alongado tanto e por vezes fugido ao tema,:P

Fique bem, boas férias a vigiar exames e metido em reuniões...eheh

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